segunda-feira, 19 de abril de 2010

Boletim Paroquial Informativo N.º 167 (18 a 25 de Abril de 2010)

Vida Paroquial
Não esquecer:
* 47ª Semana das Vocações: De 18 a 25 de Abril, a Igreja celebra a Semana das Vocações. Durante esta semana somos convidados a rezar pelas vocações. Neste ano sacerdotal, somos convidados a rezar sobretudo pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.
Domingo, 25 de Abril, os ofertórios das eucaristias revertem para os Seminários.
* Jantar Convívio dos Compassos Pascais: Sexta-feira, 23 de Abril, às 21h00, haverá um jantar convívio para todos os que participaram na visita pascal. Para este jantar, que decorrerá nas instalações do Bar para as Obras da Igreja, contamos com a presença de todos os que acompanharam os diversos compassos pascais. Pede-se aos responsáveis de cada compasso que procure saber ao certo quantos elementos vão participar neste jantar.
* Bíblia Peregrina: Domingo, 25 de Abril, na eucaristia das 11h00, a Bíblia Peregrina será entregue ao Joaquim da Silva, da Rua das Vinhas, 164.
* Apoio à Saúde: Terça-feira, 20 de Abril, vai estar na sede da Junta de Freguesia a enfermeira Lídia, das 15h00 às 17h00, para medições de Tensão arterial, Diabetes, Colesterol, etc.
* Colónia de Férias na Praia da Apúlia: De 3 a 12 de Maio, a Junta de Freguesia realiza uma colónia de férias na Praia da Apúlia, para pessoas com mais de 65 anos. Os interessados devem fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia na hora do expediente.
* Espectáculo GEN VERDE: Dia 9 de Maio (Domingo), no Pavilhão Multiusos de Guimarães, realiza-se um espectáculo composto por sons, poesia e dança. Este evento, no enquadramento do tema do Acolher a Palavra, pretende reunir a família diocesana e ser, também, uma forma de preparação para acolher o Papa Bento XVI. Em http://www.diocese-braga.pt/ poderás encontrar um pequeno vídeo com pormenores sobre este evento.
* Atendimento: Sexta-feira, dia 23 de Abril, das 10h00 às 12h30m e das 14h00 às 19h30m.

EUCARISTIAS/HORÁRIOS/INTENÇÕES
Terça-feira, 20 de Abril, 20h00:
* Acção de Graças ao Santíssimo pelos 84 anos de Luísa Crespo
 António da Costa Marques m/c Filha Teresa
 Luís Freitas Araújo m/c Irmã Aurora
 Domingos Ferreira m/c Pessoa Amiga
 Manuel Ferreira Oliveira, Irmão e Cunhada m/c Esposa
 Joaquim Oliveira m/c Confraria do Santíssimo Sacramento
 Almas do Purgatório m/c Teresa
Quarta-feira, 21 de Abril, 19h30m:
 Joaquim Ribeiro Inocêncio (7º Dia) m/c Família
Quinta-feira, 22 de Abril, 20h00:
 Fernanda Mendes Ribeiro m/c Marido
 Luís Freitas Araújo m/c Esposa
 Maria da Conceição Castro, Filho e Família m/c Marido
 Ilídio de Sousa, Filhos e Noras m/c Família
 Joaquim Oliveira m/c Confraria da Senhora do Rosário
 Joaquim da Silva Ferreira m/c Esposa
 Almas do Purgatório m/c Alminhas dos Quatro Irmãos
Sexta-feira, 23 de Abril, 20h00:
 Adelino Manuel Ribeiro Francisco (Aniv.) m/c Madrinha
 Joaquim Ferreira da Silva e Pai m/c Glória Ferreira
 Domingos Mendes, Esposa e Filhos m/c Filhas
Joaquim José Marques Silva Abreu e Avós m/c Pais
 Maria do Rosário Perdigão Fernandes m/c Pessoa Amiga
 Aurora Oliveira (Aniv.) e Marido m/c Irmã Maria
 Joaquim de Oliveira m/c Esposa
Sábado, 24 de Abril, 19h30m:
* Acção de Graças a Santo Amaro m/c Manuel Araújo
 António Ferreira m/c Família
 Benjamim Gomes Ferreira m/c Esposa
 Aníbal Rodrigues Ferreira m/c Irmão
 Adelino Manuel Ribeiro Francisco
 Joaquim Vieira Cunha m/c Família
 Roberto Ferreira e Filhos m/c Esposa
 António Gonçalves, Pais e Sogros m/c Esposa
 Alexandre Ribeiro e Filhos m/c Esposa
 Irmãos da Confraria das Almas m/c Confraria
Domingo, 25 de Abril, 8h00:
 Todos os Paroquianos Vivos e Falecidos
11h00:  Maria da Silva Lopes e Filho António m/c Marido
 João Rodrigues Marques e Esposa Aurora m/c Margarida
 Maria José Freitas Vieira, Pais e Madrinha m/c Marido
 Luísa Fernanda Fernandes Martins m/c Família
 José Xavier da Costa m/c Filha Dores
 Maria Emília de Oliveira e Marido m/c Amiga
 Olívia Mendes m/c Raul
 Manuel Marques Lobo (Aniv.) m/c Filha
 Fernando Mendes e Filha Laurinda m/c Filho Justino
 José Marques da Silva e Serafim Oliveira m/c Esposa

Rezar com a Bíblia: (19 a 24 de Abril)
PROPOSTAS DE LEITURA:
19 de Abril
Actos 6, 8-15 e João 6, 22-29
20 de Abril
Actos 7, 51 – 8, 1 e João 6, 30-35
21 de Abril
Actos 8, 1-8 e João 6, 35-40
22 de Abril
Actos 8, 26-40 e João 6, 44-51
23 de Abril
Actos 9, 1-20 e João 6, 52-59
24 de Abril
Actos 9, 31-42 e João 6, 60-69

Leitores: Sábado, 24: Laura Martins Marques
António Rocha Ribeiro * João Salgado Marques
Domingo, 25, 8h00: Fernando Crespo Oliveira
Mariana Antonina Mota Rocha * Artur Mendes
11h00: Orlando César Gomes Gosta
Ernesto Manuel Soares * Fernanda Agostinha Gomes Costa

Acólitos: Sábado, 24 de Abril:
Carlos Alberto Oliveira Silva * Vera Lúcia Marques Ribeiro
Domingo, 25 de Abril, 8h00:
Pedro Feliciano Ribeiro Silva * Bruno Daniel Castro Ribeiro
11h00: Paulo Jorge Carvalho Lima
João Miguel Marques Freitas.

A Palavra do Domingo:
III DOMINGO DA PÁSCOA (ANO C) 18 DE ABRIL DE 2010
A Palavra deste Domingo relembra-nos que sem Cristo na nossa vida não conseguimos alcançar a salvação que nos trás a verdadeira felicidade. Os nossos esforços sem a presença e força divina não nos levam a lado nenhum, mas com ela todos os obstáculos são superados.
O Evangelho (João 21, 1-19), ao narrar o milagre da pesca milagrosa, mostra-nos como os discípulos só conseguem pescar quando Cristo ressuscitado lhes aparece.
Os discípulos, apesar de já terem visto o Senhor ressuscitado, recebido a força do Espírito e terem sido enviados a anunciar o reino de Deus – como testemunhava o Evangelho do Domingo passado – pensaram em regressar à antiga vida de pescadores. Tal pretensão tornasse infrutífera, pois não conseguem pescar nada. Entretanto Jesus aparece-lhes e tudo muda: o seu esforço é recompensado, reconhecem o seu mestre e Pedro é convidado, de novo, a apascentar o Seu rebanho.
A 1ª leitura (Actos 5, 27-32.40-41) é um testemunho de como a presença de Deus, na nossa vida, nos ajuda a ultrapassar todos os obstáculos. Os discípulos, ao anunciarem que Cristo tinha ressuscitado, enfrentam a oposição feroz das autoridades religiosas do seu tempo. Tal só lhes é possível porque sentem a presença de Cristo que os ajuda a fazer a Sua vontade em detrimento da vontade dos que queriam que não falassem dele.
Na 2ª leitura (Apocalipse 5, 11-14) São João, ao narrar uma das suas muitas visões, apresenta Jesus Cristo como Aquele a quem todos, nos céus e na terra, devem louvar, adorar, honrar e dar glória pelos séculos dos séculos, pois a Ele se deve a redenção de tudo quanto existe.
A Celebração do Baptismo
Hoje ficarás a saber que…
Os ministros ordinários do Baptismo, ou seja, aqueles que, normalmente, podem baptizar são os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Porém, no caso de perigo de morte, qualquer pessoa, ainda que não crente, pode baptizar aquele que corre perigo de vida e que ainda não recebeu o sacramento do baptismo, desde que o faça com a intenção de administrar o baptismo católico. Convém ter em conta que se entende haver este perigo de morte quando existe grande probabilidade daquele ou daquela que ainda não é baptizado não sobreviver.
Em tal situação, basta que se derrame por três vezes a água na cabeça do que é baptizado e se invoque as três pessoas da Santíssima Trindade, dizendo: Eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Realizando-se este ritual e proferindo estas palavras, este baptismo é tão válido com aquele que é celebrado na Igreja com todos os rituais. Contudo, passando o perigo de morte devem-se realizar, na igreja, os restantes ritos previstos no ritual do baptismo.
Dada a importância do baptismo para a salvação da pessoa, todos, a começar pelos pais, devem cuidar que este se administre às crianças o mais cedo possível. Pois, se é verdade que está prevista esta forma de baptizar, em caso de perigo de morte, também é verdade que nenhum pai ou mãe devia ter a sua consciência tranquila se surge tal perigo para o seu filho ou filha e ele ainda não está baptizado, porque não quis ou se desmazelou.
Nos nossos dias, infelizmente, muitos pais demonstram uma grande irresponsabilidade nesta matéria. Qualquer coisinha é argumento para retar-dar o baptismo dos filhos meses e até anos. Esta tendência é absolutamente reprovável e demonstra uma de duas coisas: ou não sabem o que é o Baptismo e a importância que ele tem na vida cristã, ou, o que é muito pior, não têm fé.
As crianças devem ser baptizadas nas primeiras semanas de vida. Pena é que para muitos pais o baptismo dos filhos seja importante só pela festa que se lhe segue. Por causa desta péssima forma de pensar adiam o baptismo por questão de convidados e das possibilidades económicas.
Caros pais, não tereis de responder perante Deus por esta atitude de desmazelo?
Com o milagre da pescaria abundante, os discípulos descobriram que a personagem estranha que estava na margem do lago era Jesus. O discípulo predilecto (São João) disse em alta voz: «É o Senhor».

Sem comentários:

Enviar um comentário