terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Boletim Paroquial Informativo N.º 202 (de 2 a 9 de Janeiro de 2011)

Vida Paroquial São Martinho de Sande

Rezar com a Bíblia: 3 a 8 de Janeiro
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Oração: Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
PROPOSTAS DE LEITURA:
3
I João 3, 22 – 4, 6 e Mateus 4, 12-25
4
I João 4, 7-10 e Marcos 6, 34-44
5
I João 4, 11-18 e Marcos 6, 45-52
6
I João 4, 19 – 5,4 e Lucas 4, 14-22
7
I João 5, 5-13 e Lucas 5, 12-16
8
I João 5, 14-21 e João 3, 22-30
Pai-Nosso
Oração Final: Senhor Jesus, Palavra do Pai, fazei que, com a força do Divino Espírito Santo, eu enten-da, interiorize e viva o que acabo de escutar. Ámen.

Eucaristias:
Intenções / Horários
Segunda-feira, 3 de Janeiro, 19h30m:
 Joaquim Ferreira da Silva e Pai m/c Mãe
 Domingos de Oliveira m/c Associação do Coração de Jesus
 Maria Adelaide da Silva Ferreira e Marido m/c Filhos
 Custódia de Freitas e Marido m/c Família
 Henrique Nélson Meireles Almeida m/c Família Matos
 Teresa Gomes Ferreira m/c Marido
 Almas do Purgatório m/c Aminhas da Frente da Igreja
Quinta-feira, 6 de Janeiro, 19h30m:
 Manuel Joaquim Carlos m/c Filha (6)
 Joaquim Ribeiro Inocêncio m/c Esposa
 Luís de Freitas Araújo m/c Mãe
 Isildo Francisco da Silva (Aniv.) e Esposa m/c Filhas
 Joaquim José Marques Silva Abreu e Avós m/c Pais
 Intenções de Aurora Oliveira
Sexta-feira, 7 de Janeiro, 19h30m:
 Domingos Oliveira m/c Confraria das Almas
 Fernando Marques da Silva (30º Dia)
 Conceição Ferreira da Silva e Pais m/c Amiga
 Mário Macedo da Silva (Aniv.) m/c Esposa
 Idálio Ferreira e Esposa m/c Irmã
 Almas do Purgatório
Sábado, 8 de Janeiro, 19h00:
 Fernando Mendes e Filha Laurinda m/c Esposa
 Alfredo Ribeiro Silva m/c Esposa
 Benjamim Gomes Ferreira m/c Esposa
 Fernando Marques da Silva m/c Irmão Elísio
 Maria Manuela Fernandes da Silva m/c Filha Diana
 Manuel Oliveira Ribeiro e Filhos m/c Esposa
 Manuel Augusto Gonçalves da Silva (30º Dia) m/c Família
 Olinda Rosa da Costa m/c Família
Domingo, 9 de Janeiro, 8h00:
 Todos os Paroquianos Vivos e Falecidos
11h00: * Acção de Graças a Santo António m/c Fernanda
 José Ribeiro da Silva e Família m/c Esposa
 Zacarias Marques e Esposa m/c Filhas
 Joaquim Francisco da Silva e Esposa m/c Filha Conceição
 José Ribeiro Ferreira e Pais m/c Esposa
 Rosa Ribeiro m/c Filha Emília
 Carlos Ferreira, Esposa e Filhos m/c Filho Eduardo
 Olívia de Oliveira e Marido m/c Filha Aurora
 Manuel Fernandes Machado e Pai m/c Mãe
 António Oliveira m/c Filha Rosa

Leitores: Sábado, 8 Janeiro: Escuteiros
Domingo, 9 Janeiro, 8h00:
Ernesto Manuel Figueiredo Soares
Maria Emília Ferreira da Silva
Fernando Crespo Oliveira
11h00: Celebração do Credo

Acólitos: Sábado, 8 Janeiro: Escuteiros
Domingo, 9 de Janeiro, 8h00:
Jorge Manuel Oliveira de Sousa
João Paulo Marques Lopes
11h00: Celebração do Credo

Não esquecer:
* Primeira Sexta-feira do Mês: Sexta-feira, dia 7, há exposição do Santíssimo até às 19h30m. A exposição começará às 9h00 com a Oração de Laudes e Adoração. Das 9h30m às 10h00 há atendimento de confissões.
* Reunião de Catequistas: Sábado, 8 de Janeiro, às 16h00, no salão paroquial, há reunião de catequistas.
* Bíblia Peregrina: Domingo, dia 9, na eucaristia das 11h00, a Bíblia será entregue à família de Filipe Augusto Cruz de Sousa Fernandes e Maria Margarida de Oliveira e Silva, da Rua P. António Francisco Ribeiro, 1134.
* Celebração do Credo do 5º Ano da Catequese: Domingo, dia 9 de Janeiro, na eucaristia das 11h00, teremos a Celebração do Credo do 5º ano da catequese.
* Festival de Reizadas: Dia 9 de Janeiro, às 14h30m, no salão paroquial, a Fraternidade Nuno Álvares, organiza o tradicional Festival de Reizadas. Todos os grupos e famílias estão convidados a participarem.
* Receitas para as Obras da Igreja: O Grupo de Jovens entregou para as nossas obras a quantia de 1 249,09 €.
* Figurados e Andores para a Festa de Santo Amaro: As medidas poderão ser tiradas no fim das eucaristias. As pessoas que pretendam oferecer o arranjo de andores, para a procissão, devem contactar o pároco.
* Pagamento da Assinatura da Revista Cruzada: Os assinantes da Cruzada que pretendam que o pároco efectue o pagamento da sua assinatura devem entregar a cinta da última revista e o montante em dívida.
* Horário de Atendimento: Sexta-feira, 7 de Janeiro, das 10h00 às 12h30m e das 14h00 às 19h00-

A Palavra do Domingo:
Na encarnação de Jesus Cristo, Deus, ao mesmo tempo que se mostra aos Homens, esconde-se na fragilidade e simplicidade de uma criança que nasce pobre em Belém.
Esta criança – verdadeiro Deus e verdadeiro homem – manifesta-se ao mundo no episódio da visita dos magos que, guiados por uma estrela, vêm de longe para adorar o rei e salvador não só dos judeus, mas de todos os povos.
Esta é a mensagem principal do evangelho (Mateus 2, 1-12) que nos descreve como estas personagens misteriosas reconhecem o menino como Rei do Universo oferecendo-lhe o ouro símbolo da realeza; como verdadeiro Deus oferecendo-lhe incenso que é queimado à divindade; e como verdadeiro Homem oferecendo-lhe a mirra usada para preparar os corpos para a sepultura.
São Paulo, na 2ª leitura (Efésios 3, 2-3ª,5-6), reafirma esta universalidade da salvação dizendo que todos são chamados à salvação trazida por Cristo que não veio só para os judeus, mas também para os gentios.
Na primeira leitura (Isaías 60, 1-6), o profeta convida a capital do Povo de Deus (Jerusalém) a manter a alegria, pois nela brilhará a luz salvadora de Deus e, iluminados por essa luz, a ela acorrerão os povos e reis de toda a terra.
Jesus, que se manifesta a todos os Homens, é a luz que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projecto libertador, que Deus Pai pretendia para a humanidade, essa “luz” encarnou através da Virgem Maria e veio iluminar os caminhos dos homens. A sua Boa Nova e os seus desafios procuram conduzir a humanidade em direcção à verdadeira felicidade, ou seja, ao encontro da salvação, da vida definitiva.

A celebração da Santa Unção.
Sabias que…?
O Sacramento da Santa Unção anda intimamente ligado ao chamado Viático?
O Viático é a comida e a bebida que alguém leva consigo durante uma viagem para cuidar da sua alimentação. Na linguagem da Igreja, o Viático é a Comunhão do Corpo e Sangue de Cristo que a pessoa recebe antes de partir para Deus Pai, para que ela sirva de alimento na ‘viagem’ que vai realizar até Deus. Por isso, a pessoa que recebe o sacramento da Santa Unção – que apesar de não ser um sacramento para a morte, tem, também, a finalidade de preparar para a sua eventualidade – deve também receber a sagrada comunhão.
Receber o sacramento da Santa Unção sem receber a Santíssima Eucaristia como Viático, é como prepararmos tudo para irmos de viagem e esquecermos a alimentação que nos manterá vivos durante essa viagem.
A Eucaristia, recebida como Viático, aquando a celebração da Santa Unção, que antecede a morte, é semente de vida eterna que nos acompanha no momento da nossa partida. É o próprio Jesus que o afirma quando diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia (João 6,54).
Para recebermos a sagrada comunhão, de forma digna, temos de nos confessar. Como tal, apesar do Sacramento da Santa Unção ter poder de perdoar os pecados, a pessoa que a recebe, se ainda está no uso das suas faculdades, deve realizar a Confissão para, de coração limpo, receber a força do Espírito Santo e o Corpo e Sangue de Cristo que a acompanhará e fortalecerá nas tribulações da morte.
Assim, os sacramentos da Penitência, Santa Unção e Eucaristia são para o cristão, que termina a sua caminhada terrena, os sacramentos que o preparam para a entrada a vida celeste.
Sendo possível, o Viático deve ser recebido dentro da celebração da Santíssima Eucaristia para que o doente possa comungar sob as duas espécies e participar no mistério do sacrifício da santa missa, ou seja no mistério da morte e ressurreição de Cristo, para que se vier a morrer como Cristo também como Cristo ressuscite.

Sem comentários:

Enviar um comentário