domingo, 14 de março de 2010

Boletim Paroquial Informativo N.º 162 ( de 14 a 21 de Março de 2010)

Vida Paroquial
Eucaristias: Intenções / Horários

Terça-feira, 16 de Março, 20h00:
 Albertina Mendes Sousa (Aniv.) e Marido m/c Filhos
 Alzira Gomes Marques m/c Filho Filipe
 António Maria Freitas Pereira m/c Pais
 Joaquim José Marques Silva Abreu e Avós m/c Pais
 Joaquim Vieira da Cunha m/c Pessoa Amiga
 Maria do Sameiro Cunha Ribeiro (Aniv.) m/c Marido
Quinta-feira, 18 de Março, 20h00:
 Maria José Silva e Sousa m/c Marido
 Teresa Gonçalves m/c Sobrinhos
 Palmira Oliveira Marques m/c Filho Manuel
 José Marques da Silva (Aniv.) e Esposa m/c António José
 António Matias e Esposa m/c Filha Elvira
 Luís Freitas Araújo m/c Irmã Fátima
 Antónia da Costa Duque (Aniv.) m/c Filho
Sexta-feira, 19 de Março, 20h30m:
* Acção de Graças a São José
Sábado, 20 de Março, 19h30m:
 José Marques da Silva (Aniv.) m/c Esposa
 Palmira de Oliveira Marques m/c Filho José
 Maria da Conceição Rodrigues (Aniv.) m/c Filha
 Adelaide da Silva e Marido m/c Filhas
 Joaquim Marques da Silva (Aniv.) m/c Mãe
 Francisco Oliveira e Filha Joana m/c Esposa
 Maria de Lurdes Antunes Ribeiro m/c Pessoa Amiga
Domingos Ferreira (Aniv.) e Esposa
 Mário José Castro Ferreira Costa, Esposa e Família m/c Filha
 Fernando Gonçalves e Esposa m/c Filha
 Elvira Ferreira e Marido m/c Filha Maria
Domingo, 21 de Março, 8h00:
 João Meira Ribeiro e Filho Francisco m/c Filha Cristina
 António Brandão e Cunhado Adelino m/c Esposa
 Maria José Freitas Vieira, Pais e Madrinha m/c Marido
 Luís Freitas Araújo m/c Esposa
 Maria Gonçalves e Domingos da Silva Lopes m/c Adelaide
 Rosa Ribeiro m/c Marido
 Manuel Oliveira Ribeiro e Filhos m/c Esposa
 José Ribeiro (Pimenta) e Família m/c Filho António
 Domingos Xavier da Costa e Esposa m/c Filho Domingos
 João Martins da Silva m/c Neto José Manuel
11h00:  Todos os Paroquianos Vivos e Falecidos.

Rezar com a Bíblia:
(15 a 20 de Março)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Oração: Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

PROPOSTAS DE LEITURA:
15 Março
Isaías 65, 17-21 e João 4, 43-54
16 Março
Ezequiel 47, 1-12 e João 5, 1-16
17 Março
Isaías 49, 8-15 e João 5, 17-30
18 Março
Êxodo 32, 7-14 e João 5, 31-47
19 Março
Romanos 4, 13-22 e Mateus 1, 16-24
20 Março
Jeremias 11, 18-20 e João 7, 40-53
Pai-Nosso
Oração Final: Senhor Jesus, Palavra do Pai, fazei que, com a força do Divino Espírito Santo, eu enten-da, interiorize e viva o que acabo de escutar. Ámen.

Leitores:
Sábado, 20: José Ribeiro
Laura Martins Marques * António Rocha Ribeiro
Domingo, 21, 8h00: Agostinho Marques Silva
Maria de Jesus Ferreira * João Salgado Marques
11h00: Celebração das Bem-aventuranças

Acólitos:
Sábado, 20:
Francisco Rafael Ferreira Silva * Carlos Alberto Oliveira Silva
Domingo, 21, 8h00:
Pedro Feliciano Ribeiro Silva * Bruno Daniel Castro Ribeiro
11h00: Celebração das Bem-aventuranças.

Não esquecer:
* Celebração das Bem-aventuranças: Domingo, 21 de Março, na eucaristia das 11h00, teremos a Celebração das Bem-aventuranças do 7º Ano de Catequese. É essencial a presença dos adolescentes e dos seus pais.
* Via-sacra e Pregação Quaresmal: Domingo, 21 de Março, às 15h00, na igreja paroquial.
* Bíblia Peregrina: Domingo 21, na Eucaristia das 11h00, a Bíblia Peregrina será entregue à família de Luís Esteves Machado e Maria Oliveira Machado, da Rua P. António Francisco Ribeiro, 1056.
* Receitas para as Obras da Igreja: A exploração do bar, em fins de Janeiro e mês de Fevereiro, rendeu 9 170,00 €.
* Visita do Santo Padre o Papa Bento XVI a Portugal: No dia 12 de Maio, às 18h00, na Igreja da Santíssima Trindade em Fátima, o Papa Bento XVI de visita a Portugal, pretende encontrar-se com os principais agentes da pastoral como catequistas, movimentos pastorais, ministros extraordinários da comunhão, leitores, acólitos, grupos corais, etc. As pessoas interessadas em estar presentes devem fazer a sua inscrição, junto do pároco, até ao dia 19 de Março.
* Limpar Portugal: Sábado, dia 20, às 14h00, a partir do salão paroquial, a Junta de Freguesia, com a ajuda dos escuteiros, catequese, escolhas, etc. concretiza o programa Limpar Portugal na nossa freguesia.
* Recolha de Roupas e Brinquedos para as Crianças mais Desfavorecidas: Até ao fim do mês de Março decorre uma recolha de roupas e brinquedos para entregar em instituições de apoio a crianças órfãs e com problemas sociais. As roupas (dos 0 aos 16 anos) e os brinquedos devem ser entregues no cartório paroquial.
* Horário de Atendimento: Sexta-feira, dia 19 de Março, das 10h00 às 12h30m e das 14h00 às 18h30m.


IV DOMINGO DA QUARESMA (ANO C) 14 DE MARÇO DE 2010

A celebração do Baptismo.
Terminada a nossa reflexão sobre a celebração da Eucaristia, que é o sacramento por excelência, vamos reflectir sobre a celebração do Baptismo que é a porta de entrada na família humana e divina de Deus.
O Baptismo insere-nos na família divina de Deus, pois por ele tornamo-nos membros da sua família trinitária: filhos muito queridos do Pai, irmãos de Jesus Cristo e portadores da força do Espírito Santo.
Este sacramento é, também, a porta de entrada na família humana de Deus. Por ele entramos na Igreja, instituída por Cristo, que é composta por homens e mulheres, mas que tem como cabeça Jesus Cristo. É pelo facto do Baptismo ser a porta de entrada na Igreja que, quando o celebramos, começamos junto da porta da igreja, onde se faz o acolhimento da pessoa que, pelo Baptismo, vai passar a pertencer à família divina e humana de Deus. Por esta razão é que, por norma, as pias baptismais se encontram à entrada das igrejas.
A celebração do Baptismo começa com um pequeno diálogo com os pais e padrinhos. Neste diálogo começamos por perguntar o nome da pessoa que vai ser baptizada. Ao fazermos esta pergunta estamos a apresentar o novo membro da família da Igreja à comunidade eclesial ali reunida.
De seguida perguntamos aos pais e padrinhos se estão conscientes do compromisso que estão a assumir e se estão dispostos a levar a bom termo a tarefa de acompanhar na fé de Jesus Cristo a pessoa que é baptizada. Ao que eles respondem sim. Pena é que muitos pais e padrinhos, pouco tempo depois, se esqueçam deste compromisso e descuidem a educação cristã dos seus filhos e afilhados. Esquecem-se que o compromisso que assumiram no dia do seu casamento é reafirmado, perante Deus, no dia do Baptismo dos seus filhos.
Deveríamos perguntar a alguns pais: se vós não vos interessais pela Igreja por que razão insistis em baptizar os vossos filhos, ou seja, porque assumis um compromisso perante Deus que depois não ides cumprir?

A Palavra do Domingo:
O nosso Deus é justo, compassivo e misericordioso. Não odeia, nem quer a morte e a ruína do pecador, mas simplesmente quer que ele se arrependa, se converta, abandonando o seu passado de pecado.
O evangelho (Lucas 15, 1-3, 11-32), ao apresentar-nos a parábola do filho que abandona o pai, esbanja os seus bens, fica na miséria, arrependido volta e o pai acolhe-o com grande alegria, é o resumo da história de cada um de nós: pelo pecado abandonamos a Deus, arrependidos voltamos para Ele que nos acolhe com grande alegria.
Esta parábola é aquela que nos transmite, de forma mais exacta, o quão grande é a misericórdia de Deus Pai. Sentindo o nosso arrependimento e a vontade de regressarmos à Sua casa, Ele esquece toda a nossa culpa e só pensa em acolher-nos com alegria. No Seu coração de Pai bondoso e misericordioso não permanece nenhum ressentimento, mas apenas alegria pelo regresso do filho que estava perdido e agora volta de novo para junto dele. Ele só nos pede que vivamos uma vida nova.
Uma vida nova inicia, também, o povo de Deus, da 1ª leitura (Josué 5, 9-12), quando chegada à terra prometida. A primeira coisa que faz é celebrar a festa da Páscoa, recordando a libertação da escravidão do Egipto. No dia seguinte iniciam uma nova etapa e já se alimentam dos bens da terra prometida que já habitavam. Na nossa vida é necessário fazer o mesmo: deixar o passado de pecado que nos afasta de Deus e iniciar uma nova etapa junto dele.
Na 2ª leitura (II Coríntios 5, 17-21) São Paulo convida-nos a ser como ele: anunciadores (embaixadores) daquele que veio realizar esta mudança: confiando na misericórdia divina, deixando o pecado e abraçando a vida nova da graça.

“Quando o pai viu, ao longe, o filho que regressava encheu-se de compaixão e correu a
lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos.
Disse-lhe o filho: „Pai pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho‟.”

Sem comentários:

Enviar um comentário