segunda-feira, 29 de março de 2010

Boletim Paroquial Informativo N.º 164 (28 de Março a 4 de Abril de 2010)

Celebrações: Intenções / Horários
Terça-feira, 30 de Março, 19h30m:
* Celebração Penitencial
Quinta-feira, 1 de Abril, 20h30m:
* Acção de Graças ao Santíssimo Sacramento
Sexta-feira, 2 de Abril, 15h00:
 Adoração da Santa Cruz
Sábado, 3 de Abril, 20h00:
* Acção de Graças ao Senhor Ressuscitado
Domingo, 4 de Abril, 7h30m:
* Acção de Graças ao Senhor Ressuscitado
Domingo, 4 de Abril, 19h00:
 Intenção do P.e Armando

Rezar com a Bíblia:
28 de Março a 3 de Abril)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Oração: Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

PROPOSTAS DE LEITURA:
29 de Março
Isaías 42, 1-7 e João 12, 1-11
30 de Março
Isaías 49, 1-6 e João 13, 21-38
31 de Março
Isaías 50, 4-9 e Mateus 26, 14-25
1 de Abril
I Coríntios 11, 23-26 e João 13, 1-15
2 de Abril
João 18, 1 – 19, 42
3 de Abril
Romanos 6, 3-11 e Lucas 24, 1-12

Pai-Nosso
Oração Final: Senhor Jesus, Palavra do Pai, fazei que, com a força do Divino Espírito Santo, eu entenda, interiorize e viva o que acabo de escutar. Ámen.

Leitores:
Sábado, 3 de Abril:
Fernando Crespo Oliveira * Albertina Paula Oliveira
José Ribeiro * Laura Martins Marques
António Rocha Ribeiro * João Salgado Marques
Ana Maria Costa Silva * Maria de Lourdes Oliveira Silva
Domingo, 4, 7h30m: Agostinho Marques Silva
Mariana Antonina M. Rocha * Mª Conceição Oliveira Meira
19h00: Maria Margarida Oliveira e Silva
António Sousa Faria * Maria José Gonçalves Ferreira

Acólitos:
Sábado, 3 de Abril:
Mário Ribeiro Marques
Vera Lúcia Marques Ribeiro
Domingo, 4 de Abril, 7h30m:
Pedro Feliciano Ribeiro da Silva
Bruno Daniel Castro Ribeiro
19h00: Ana Catarina Carvalho Silva
Filipe José Alves Gomes

Não esquecer:
* Celebração Penitencial e Confissões: Terça-feira, 30 de Março, às 19h30m haverá a celebração penitencial que não substitui a confissão, mas ajuda a prepararmo-nos para ela. No fim, até às 21h30m, haverá confissões.
* Celebração do Mistério Pascal: As celebrações da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, na nossa paróquia, realizar-se-ão à semelhança dos demais anos. Quinta-feira, 1 de Abril, teremos a Eucaristia da Última Ceia, com o cerimonial do lava-pés, às 20h30m. No fim da Eucaristia teremos a Via-sacra. Sexta-feira, 2 de Abril, às 15h00, haverá a adoração da Santa Cruz. Às 21h00 haverá a procissão do enterro do Senhor. No Sábado, 3 de Abril, às 20h00, haverá a Vigília Pascal.
* Preparação dos Compassos Pascais: Pede-se a todos os responsáveis pelos diversos compassos pascais que compareçam durante a tarde de Sábado, dia 3 de Abril, no salão paroquial, para prepararem a respectiva cruz e tudo o demais necessário para a realização do Compasso Pascal, no Domingo. Pede-se, também, que, no Domingo, todos quantos vão participar nos Compassos Pascais, estejam no salão paroquial no fim da eucaristia.
* Visita Pascal: A visita pascal terá início às 9h00; terá a pausa para o almoço das 12h30m às 14h30m e o fim está previsto para as 18h30m. O encontro das cruzes realiza-se na Capela de Santo Amaro seguindo-se a procissão para a igreja, onde haverá eucaristia, por volta das 19h00. O percurso dos compassos é o mesmo do ano passado.
* Bíblia Peregrina: Domingo, 4 de Abril, na Eucaristia das 7h30m, a Bíblia Peregrina será entregue à família de António Macedo Rodrigues e Maria das Dores Rodrigues Mendes, da Praceta de Lamelas, 106, 2º Esq. Relembra-se a necessidade das pessoas se inscreverem para receberem a Bíblia Peregrina. É embaraçoso para a nossa comunidade, com mais de 1300 famílias, só se terem inscrito para receber a Bíblia Peregrina pouco mais de 30. Será que os católicos de Sande não querem acolher a Palavra de Deus?
* VIII Encontro Nacional do Apostolado do Oratório: No dia 19 de Junho, em Fátima, realiza-se o VIII Encontro Nacional das pessoas que recebem em suas casas o quadro de Nossa Senhora. As pessoas interessadas em participar devem fazer a sua inscrição junto do pároco ou das responsáveis pelos diversos quadros.
* Peregrinação a Lurdes: De 6 a 9 de Agosto realiza-se uma peregrinação a Nossa Senhora de Lourdes. O preço é de 215,00 € por pessoa e inclui viagem e estadia completa no Hotel Saint Contard **. As inscrições devem ser feitas junto do Sr. Luís Marques Ribeiro através do 253 112 908 ou 968 149 273.
* Atendimento: Quarta-feira, 31 de Março das 14h00 às 19h00 e Sábado 3 de Abril 9h00 às 13h00.

DOMINGO DE RAMOS E QUINTA-FEIRA SANTA (ANO C) 28 DE MARÇO E 1 DE ABRIL DE 2010
A Palavra do Domingo de Ramos:
A liturgia do Domingo de Ramos é a manifestação do amor infinito de Deus e a inconstância do ser humano.
Ela começa por nos apresentar Jesus que é aclamado por todos como Messias, Rei e Senhor (Lucas 19, 28-40) e termina narrando-nos a Sua condenação e morte (Lucas 22,14 – 23,56).
O povo que aclama Jesus como rei, entoando cânticos e acenando-lhe com ramos de árvores quando ele entra triunfal em Jerusalém, meia dúzia de dias depois, de punho cerrado, já grita à morte, à morte, crucificai-o. Esta falta de coerência dos Homens, que facilmente e sem razões passam do amor ao ódio, é contraposta pela coerência do amor de Deus em Jesus Cristo: apesar de maltratado não deixa de amar a humanidade.
A primeira leitura (Isaías 50, 4-7), escrita alguns séculos antes de Jesus, apresenta-nos um profeta anónimo chamado a testemunhar, no meio dos Homens, a vontade de Deus.
Apesar do sofrimento e perseguição, que tal missão lhe acarreta, o profeta confia em Deus e leva-a até ao fim.
Os primeiros cristãos viram neste “servo”, que sofre no cumprimento da sua missão, uma imagem de Jesus Cristo. Ele é a Palavra de Deus feita carne, que oferece a Sua vida para trazer a libertação e salvação aos Homens.
São Paulo, na segunda leitura (Filipenses 2, 6-11), faz uma espécie de resumo da vida de Jesus Cristo dizendo-nos que Ele, apesar de ser glorioso, se despojou da Sua glória para mostrar o amor de Deus aos Homens.
Jesus Cristo prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos Homens, entregando-se até ao ponto de dar a própria vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

A Palavra de Quinta-feira Santa:
A última ceia, celebrada por Jesus na véspera da Sua morte, é o ponto de viragem da Antiga para a Nova Aliança. Ela é ao mesmo tempo a celebração da Páscoa Judaica, que recorda a libertação do Povo de Deus do Egipto e a instituição do memorial da Nova Aliança que é a Santíssima Eucaristia.
A primeira leitura (Êxodo 12, 1-14) narra-nos o ritual de despedida do Povo de Deus da escravidão do Egipto. Este ritual era celebrado pelo Povo em memória da sua libertação na chamada festa da Páscoa Judaica. É durante uma destas celebrações que Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia, como nos diz São Paulo, na segunda leitura (I Coríntios 11, 23-26), ao recordar-nos as palavras eucarísticas de Jesus e a ordem que Ele deixou: “Fazei isto em memória de mim”.
O evangelho (João 13, 1-15) diz-nos que Jesus Cristo, nessa ceia, para além de transformar o pão e o vinho em Seu Corpo e Sangue e deixar a ordem do fazei isto em memória de mim, lavou os pés aos Seus discípulos.
Esta atitude de Jesus Cristo mostra-nos que a celebração do
memorial da Nova Aliança que é a Eucaristia não se pode ficar pela partilha do pão e do vinho na igreja, mas tem de continuar na vida concreta servindo os irmãos. Quem se limitar a frequentar a Eucaristia, ainda que o faça com grande atenção e devoção e comungue muito piamente, mas não amar e servir o irmão, na vida do dia-a-dia, não é um verdadeiro seguidor de Cristo, nem terá parte com Ele na vida futura. Isto não quer dizer que participar na Eucaristia não seja importante, mas simplesmente que não chega para sermos verdadeiros cristãos católicos.

Enquanto Jesus avançava em direcção a Jerusalém o povo gritava: «Bendito o que vem como Rei em nome do Senhor!» Os fariseus, porém, queriam que Jesus os mandasse calar.
“ - Senhor, Tu vais lavar-me os pés?
- O que eu estou a fazer, Pedro, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde”.

Sem comentários:

Enviar um comentário