segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Boletim Paroquial Informativo N.º 200 (de 19 a 26 de Dezembro de 2010)

Eucaristias: Intenções / Horários

Terça-feira, 21 de Dezembro, 19h15m:
 Luís Freitas Araújo m/c Esposa
 José Rodrigues Alves m/c Irmã
 Maria Conceição Mendes Salgado, Marido e Filho m/c Filho
 Manuel Joaquim Carlos m/c Filha (4)
 Joaquim Ribeiro Inocêncio m/c Filha
 Manuel Ferreira Oliveira, Irmão e Cunhada m/c Esposa
 Joaquim da Silva Ferreira m/c Esposa
 Almas do Purgatório m/c Ana Silva (4)
Quinta-feira, 23 de Dezembro, 19h30m:
 Fernanda Mendes Ribeiro m/c Marido
 Luís de Freitas Araújo m/c Irmã Aurora
 Ir.ª Fernanda e Sobrinho José m/c Irmãs
 Serafim de Carvalho e Sobrinha Joana m/c Sobrinho António
 José de Castro (Aniv.) m/c Esposa
 José Rodrigues Alves m/c Filho José
 Mário Macedo Silva e Filhos Joaquim e João Baptista m/c Esposa
 José da Silva Faria (Aniv.) e Pais m/c Isabel
 Conceição Mendes Salgado (Aniv.), Marido e Filho m/c Filha
Sexta-feira, 24 de Dezembro, 15h30m:
 Vicente Monteiro e Manuel Oliveira Teixeira m/c Filha
 Abel de Freitas Lopes m/c Esposa
 Joaquina da Silva Ribeiro m/c Família
 Maria Adelaide Mendes Salgado (Aniv.) e Marido m/c Filha
 Alberto da Costa Marques, Esposa e Filhos m/c Filha
 António Xavier da Costa (Aniv.) e Esposa m/c Filha Joana
 Elvira Ferreira (Aniv.) e Marido m/c Família
 Ana de Sousa e Manuel Ribeiro m/c Filha Laura
 Rosa Ribeiro e Palmira Oliveira Marques m/c Joaquim Silva
 Serafim Ferreira e Esposa m/c Filhas
 José Augusto Marques Ribeiro e Avós m/c Pai
 José Silva Faria
 Alberto Silva e Maria Emília Oliveira m/c Família
 Joaquim José Marques Silva Abreu e Avós m/c Pais
 Alberto da Silva Lopes e Pai m/c Irmã Conceição
Sábado, 25 de Dezembro, 11h30m e 17h30m:
* Acção de Graças ao Menino Jesus
Domingo, 26 de Dezembro, 8h00:
 Todos os Paroquianos Vivos e Falecidos
11h00: * Acção de Graças à Sagrada Família

Leitores: Sábado, 25 Dezembro, 11h30m:
Maria Margarida Oliveira e Silva
Fernando Crespo Oliveira * Maria José Gonçalves Ferreira
17h30m: Maria Fernanda Gomes de Oliveira
João Salgado Marques * Ernesto Manuel Soares
Domingo, 26 Dezembro, 8h00: Artur Mendes
Mariana Antonina Mota Rocha * Mª Conceição Oliveira Meira
11h00: Equipa de Casais

Acólitos: Sábado, 25 Dezembro, 11h30m:
Miguel Ângelo Mendes Rodrigues * José Joaquim Silva Marques
17h30m: Pedro Feliciano R. Silva * Pedro Daniel R. Silva
Domingo, 26 de Dezembro, 8h00:
João Paulo Ribeiro Rodrigues * Jorge Manuel Oliveira Sousa
11h00: Equipa de Casais

Não esquecer:
* Celebração Penitêncial e Confissões: Terça-feira, 21 de Dezembro, às 20h00, na igreja paroquial teremos a celebração penitencial do Advento. No fim, até às 21h30m, haverá confissões. Não deixes passar este Natal sem te reconciliares com Deus.
* Bíblia Peregrina: Domingo, 26 de Dezembro, na eucaristia das 11h00, a Bíblia será entregue à família de João Marques Francisco e Rosa Marques da Cunha, da Rua P. António Francisco Ribeiro, 515.
* Concerto de Natal: Domingo, 26 de Dezembro, às 15h00, na igreja paroquial, os grupos corais da nossa paróquia e um grupo coral de São Lourenço de Sande realizam um concerto de Natal. A entrada é livre.
* Festa da Família: Domingo, 26 de Dezembro, na eucaristia das 11h00, haverá a festa das famílias com a bênção dos casais que fizeram durante este ano de 2010 os 25 e os 50 anos de casados.
* Figurados e Andores para a Festa de Santo Amaro: As medidas poderão ser tiradas no fim das eucaristias. As pessoas que pretendam oferecer o arranjo de andores, para a procissão, devem contactar o pároco.
* Auxiliar os que mais necessitam: Relembra-se o apelo à generosidade das pessoas para colaborarem com géneros alimentícios para ajudar os mais pobres e necessitados na época do Natal, que se aproxima. Os referidos géneros, que podem ser de todo o tipo, mas de preferência que sejam de longa duração, podem ser entregues no cartório paroquial.
* Horário de Atendimento: Quarta-feira, dia 22, das 10h30m às 12h30m e das 14h00 às 19h00.

Rezar com a Bíblia:
IV Semana do Advento e Natal: 20 a 25 de Dezembro
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Oração: Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
PROPOSTAS DE LEITURA:
20
Isaías 7, 10-14 e Lucas 1, 26-38
21
Cânticos 2, 8-14 e Lucas 1, 39-45
22
I Samuel 1, 24-28 e Lucas 1, 46-56
23
Malaquias 3, 1-24 e Lucas 1, 57-66
24 II Samuel 7, 1-16 e Lucas 1, 67-79
25Actos 13, 16-25 e Mateus 1, 1-25

Pai-Nosso
Oração Final: Senhor Jesus, Palavra do Pai, fazei que, com a força do Divino Espírito Santo, eu enten-da, interiorize e viva o que acabo de escutar. Ámen.

IV DOMINGO DO ADVENTO E NATAL DO SENHOR (ANO A) 19 E 25 DE DEZEMBRO DE 2010
A Palavra do Domingo:
A poucos dias do Natal, a Palavra de Deus diz-nos que o menino, de quem celebramos o aniversário, é o Emanuel, ou seja, o Deus connosco. Nele cumprem-se as promessas feitas pelos profetas: Ele é um descendente do rei David que reina eternamente, porque não é um simples homem, mas um homem que, também, é Deus.
Isaías, na 1ª leitura (Isaías 7, 10-14), exorta o rei Acaz a acreditar que Deus cumpre as suas promessas e, como sinal, fará com que a sua esposa tenha um menino que será chamado Emanuel. Este menino, prometido por Isaías, recorda-nos o menino que através da Virgem Maria vem ao mundo. O evangelho (Mateus 1, 18-24) diz-nos que este menino não é fruto duma relação normal de um homem e uma mulher, mas é o Filho de Deus, como o anjo explica a José que pretendia repudiar Maria por ela estar grávida de um filho que não era seu.
São José, que é da família do rei David, é o homem escolhido por Deus para pai adoptivo de Jesus Cristo. Desta forma, Jesus torna-se descendente do grande rei David cumprindo-se todas as profecias.
O nosso Deus é um Deus que cumpre as suas promessas, ainda que pareça impossível que essas se realizem, como acontecia com o tão desejado descendente do rei David que teria um reinado sem fim.
São Paulo, na 2ª leitura (Romanos 1, 1-7), apresenta-se como Apóstolo deste menino que se torna um homem que, para além de homem, é Deus. Aqueles que recebem o ensino dos apóstolos e encontram a Jesus têm a obrigação de transformarem a sua vida e darem testemunho. Tendo recebido a Boa Nova da salvação, trazida aos Homens pelo Deus connosco, os cristãos devem vivê-la e levá-la a todos os Homens de todos os tempos e lugares.
“Quando despertou do sono, José fez como o Anjo lhe ordenara e recebeu a Virgem Maria como sua esposa.”
“O Verbo de Deus fez-se carne e habitou entre nós. E nós vimos a sua glória que lhe vem do Pai de quem Ele é o Filho único cheio de graça e de verdade.”

A Palavra do Natal:
No acontecimento do Natal, Jesus Cristo assume a natureza humana tornando-se igual a nós para que uma vez no meio do Seu povo o possa reconduzir para o Pai.
Deus eterno e omnipotente vem ao encontro dos Homens para que estes O encontrem e sejam salvos.
Isaías, na 1ª leitura (Isaías 52, 7-10), falando para o povo que se encontra destroçado no exílio de Babilónia, abandonado pelos seus reis que lhe causaram a desgraça, convida o povo a viver na esperança da vinda deste Rei e Senhor que vem libertar e trazer a paz ao Seu povo.
A segunda leitura (Hebreus 1, 1-6) diz-nos que o Deus, que sempre acompanhou o Seu povo através dos profetas, vem agora em Cristo comunicar, pessoalmente, os Seus desígnios de amor e vontade salvífica.
O Evangelho (João 1, 1-8), falando-nos do mistério da encarnação, ajuda-nos a meditar sobre a Santíssima Trindade no seio da qual sempre esteve o Filho que agora se faz homem. São João diz-nos, também, que Ele é a luz, mas que essa luz não será reconhecida, nem aceite por muitos daqueles a quem Ela vem salvar.
A segunda pessoa da Santíssima Trindade, que desde sempre existiu junto do Pai e do Espírito Santo, encarnou no seio da Virgem Maria e nasceu para nós Homens.
Celebrar o Natal é festejar o nascimento do Filho de Deus que deixa a imensidão da eternidade para viver no seio da humanidade; o nascimento daquele que sendo rico e poderoso fez-se pobre e humilde.
Jesus Cristo que nasceu em Belém, há pouco mais de dois mil anos, quer nascer hoje no nosso coração para nos dizer que a verdadeira felicidade não está na riqueza, no poder, no egoísmo, na vingança, no prazer imediato, nem no consumismo, mas na pobreza, na humildade, no perdão e na caridade do amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário