segunda-feira, 18 de abril de 2011

Boletim Paroquial Informativo N.º 216 (de 17 a 24 de Abril de 2011)

Eucaristias: Intenções / Horários
Terça-feira, 19 de Abril, 19h30m:
* Acção de Graças a Santa Luzia m/c Devota
 Manuel Teixeira m/c Esposa
 Teresa Gonçalves m/c Sobrinhos
 Manuel Ribeiro (Aniv.) m/c Filha Iria
 Manuel Gonçalves (Aniv.) e Esposa m/c Filha
 Joaquim Ribeiro Inocêncio m/c Esposa
Quinta-feira, 21 de Abril, 20h30m (DIRETO NA SUA TV):
* Acção de Graças ao Santíssimo Sacramento
Sexta-feira, 22 de Abril, 15h00:
 Adoração da Santa Cruz
Sábado, 23 de Abril, 20h00 (DIRETO DA SUA TV):
* Acção de Graças ao Senhor Ressuscitado
Domingo, 24 de Abril, 7h30m:
* Acção de Graças ao Senhor Ressuscitado
18h30m (DIRETO NA SUA TV): * Acção de Graças ao Senhor Ressuscitado.

Não esquecer:
* Celebração do Mistério Pascal: As celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, na nossa paróquia, realizar-se-ão à semelhança dos demais anos. Quinta-feira, 21 de Abril, teremos a Eucaristia da Última Ceia, com o cerimonial do lava-pés, às 20h30m. No fim da Eucaristia teremos a Via-sacra. Sexta-feira, 22 de Abril, às 15h00, haverá a adoração da Santa Cruz. Às 21h00 haverá a procissão do enterro do Senhor. No Sábado, 23 de Abril, às 20h00, haverá a Celebração da Vigília Pascal.
* Preparação dos Compassos Pascais: Pede-se a todos os responsáveis pelos diversos compassos pascais que compareçam durante a tarde de Sábado, dia 23 de Abril, no salão paroquial, para prepararem a respectiva cruz e tudo o demais necessário para a realização do Compasso Pascal, no Domingo. Pede-se, também, que, no Domingo, todos quantos vão participar nos Compassos Pascais, estejam na igreja paroquial às 8h30m.
* Visita Pascal: A visita pascal terá início às 9h00; terá a pausa para o almoço das 12h30m às 14h30m e o fim está previsto para as 18h30m. O encontro das cruzes realiza-se na Capela de Santo Amaro seguindo-se a procissão para a igreja, onde haverá eucaristia. O percurso dos compassos é o mesmo do ano passado.
* Bíblia Peregrina: Domingo, 24 de Abril, na Eucaristia das 18h30m, a Bíblia Peregrina será entregue à família de João Elísio Marques Silva e Maria da Conceição Ferreira Araújo e Silva, da Rua de São Martinho, 1637.
* Estandarte do Senhor Ressuscitado: O estandarte do Senhor Ressuscitado só deve ser afixado no Sábado ao fim da tarde. Quem pretender adquirir estandartes poderá fazê-lo no cartório paroquial. Preço 10,00 €.
* XIV Passeio Convívio dos Idosos: Dia 11 de Junho (Sábado) com o itinerário a confirmar em breve. As inscrições devem ser feitas através do 919 729 581 (Joaquim Castro) ou junto do Fernando (Sacristão). Podem participar todas as pessoas, residentes na paróquia, com mais de 65 anos. A organização (Fraternidade Nuno Álvares) oferece o transporte e o lanche. O almoço ficará a responsabilidade de cada um.
* Figurados para a Procissão dos Passos: Pede-se às pessoas que vão participar de figurado na Procissão dos Passos, no Domingo 17 de Abril, que comecem a preparar-se a partir das 10h00. Pede-se que ninguém deixe para muito próximo da Procissão a sua preparação para evitar pressas e confusões. Haverá figurados a mais para quem quiser participar e não tirou a medida
* Horário de Atendimento: Sábado 23 de Abril das 9h30m às 13h00 e das 14h00 às 19h30m.

Leitores: Sábado, 23 de Abril: Fernando Crespo Oliveira Albertina Paula Oliveira * José Ribeiro * Laura Martins Marques
João Salgado Marques * Ana Maria Costa Silva
Domingo, 24 de Abril, 7h30m: Mª José Gonçalves Ferreira
Ernesto Manuel Figueiredo Soares * Maria Emília Ferreira da Silva
18h30m: Fernanda Agostinha Gomes Costa
Orlando César Gomes Costa * Maria Manuela Oliveira
Acólitos: Sábado, 23 de Abril:
Vera Lúcia Marques Ribeiro * Diana Isabel Marques Ferreira
Domingo, 24 de Abril, 7h30m:
Jorge Manuel Oliveira de Sousa * Samuel André Maia da Silva
18h30m: João Miguel Marques Freitas * Rafael José Mendes Sousa.

Rezar com a Bíblia
Semana Santa: 18 a 23 de Abril
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Oração: Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
PROPOSTAS DE LEITURA:
18 Isaías 42, 1-7 e João 12, 1-11
19 Isaías 49, 1-6 e João 13, 21-38
20 Isaías 50, 4-9 e Mateus 26, 14-25
21 I Coríntios 11, 23-26 e João 13, 1-15
22 Hebreus 4, 14-16 – 5, 9 e João 18, 1 – 19, 42
23 Romanos 6, 3-11 e Mateus 28, 1-10
Pai-Nosso
Oração Final: Senhor Jesus, Palavra do Pai, fazei que, com a força do Divino Espírito Santo, eu entenda, interiorize e viva o que acabo de escutar. Ámen.

A Palavra do Domingo de Ramos:
A Palavra de Deus que somos convidados a escutar neste Domingo de Ramos fala-nos de dois momentos contraditórios da vida de Cristo: a glória da entrada triunfal em Jerusalém (Mateus 21, 1-11) e a humilhação da Sua Paixão e Morte (Mateus 26, 14 – 27, 66).
Estes dois momentos estão distanciados, cronologicamente, segundo os evangelhos, por apenas alguns dias. Tal situação, para além de nos falar da inconstância do povo, que ora o aclama como rei, ora grita à morte, à morte crucificai-o, apresenta-nos Cristo como o rei messiânico que os judeus não reconheceram, por ser um rei que serve por amor.
São Paulo, na 2ª leitura (Filipenses 2, 6-11), reafirma-nos esta condição de Cristo que, apesar de glorioso, não se valeu da Sua glória e tornou-se semelhante aos Homens. E, enquanto homem, humilhou-se ainda mais descendo abaixo da condição humana aceitando a
morte de cruz para manifestar o amor do Pai pelos Homens. São Paulo conclui dizendo que, por Cristo se ter despojado desta forma, o Pai o exaltou para que ao ser entoado o Seu nome todo o joelho se dobre.
Na primeira leitura (Isaías 50, 4-7) o profeta fala-nos de alguém que sofreu, no cumprimento da sua missão, como Jesus Cristo sofreu no cumprimento da Sua, mas sente que Deus lhe deu a glória como a deu a Jesus.

A Palavra da Quinta-feira Santa:
A Última Ceia é o ponto de viragem da Antiga para a Nova Aliança: ela começa por ser a celebração da Páscoa Judaica, que recordava a libertação do Egipto, de que nos fala a 1ª leitura (Êxodo 12, 1-14), conseguida pelo sinal do sangue do cordeiro derramado nos umbrais das portas do Povo Hebreu, e termina com a instituição do memorial da Nova Aliança que é a Santíssima Eucaristia da qual nos fala São Paulo na 2ª leitura (I Coríntios 11, 23-26).
O evangelho (João 13, 1-15) diz-nos que, nessa ceia de despedida, Jesus Cristo, para além de transformar o pão e o vinho em Seu Corpo e Sangue e deixar a ordem de fazermos o mesmo em Sua memória, com a atitude de lavar os pés aos discípulos, mostra-nos que o memorial da Nova Aliança não se pode ficar pela partilha do pão e do vinho, mas tem de continuar na vida concreta servindo os irmãos. Quem se limita a partilhar o pão e o vinho eucarístico e não ama e serve os irmãos não
celebra verdadeiramente o memorial de Jesus Cristo. Para se ser um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo é preciso participar na eucaristia – dando cumprimento ao pedido de Jesus: «Fazei isto em memória de mim.» - e depois continuar na vida do dia à dia amando e servindo os irmãos desinteressadamente.
Celebrar a Eucaristia e não ser capaz de amar o próximo é celebrá-la de forma incompleta.

Sem comentários:

Enviar um comentário