terça-feira, 27 de outubro de 2009

Boletim Paroquial Informativo N.º 143 - 25 de Outubro a 1 de Novembro de 2009

A Celebração da Eucaristia
Hoje ficarás a saber que…
Na preparação do cálice, o sacerdote coloca, juntamente com o vinho, algumas gotas de água.
Não se sabe muito bem qual terá sido a origem deste gesto. Há quem o associe ao facto de, quando o soldado abriu o lado de Jesus com a lança para se certificar de que Ele estava morto, ter jorrado sangue e água.
Nos nossos dias, este gesto é interpretado pelas palavras da oração que o acompanha. O sacerdote, enquanto realiza este ritual, pronuncia a seguinte oração: “Pelo mistério desta água e deste vinho sejamos participantes da divindade daquele que assumiu a nossa humanidade”. Com estas palavras, o sacerdote quer dizer que aquelas pequenas gotas de água simbolizam a nossa participação humana na redenção. Por outras palavras, a água que se junta com o vinho, no cálice, significa que, se é verdade que fomos redimidos pelo sangue de Cristo, também é verdade que a humanidade, pelo seu esforço para alcanças a santidade, também dá o seu contributo para a sua salvação. Deitam-se apenas algumas gotas pelo facto da nossa contribuição, na redenção humana, ser extremamente pequena comparada com a contribuição de Cristo que derramou o seu sangue na cruz.
Outro gesto que, algumas vezes, se realiza, ao preparar o altar, é a chamada incensação dos dons. Incensa-se o pão e o vinho, colocados sobre o altar, para que a oferta da Igreja e a sua oração subam até Deus como o incenso.
Depois de incensar os dons, o altar e a cruz, também, se pode incensar o sacerdote que preside à Eucaristia e de seguida todos aqueles que participam nela. O sacerdote é incensado por causa do seu sacerdócio ministerial e o povo por causa do seu sacerdócio comum recebido pelo Baptismo. Tudo isto com o significado de que na eucaristia, para além da oferta do pão e do vinho que se vão transformar em corpo e sangue de Jesus, todos se oferecem a Deus e pretende-se que todas estas ofertas subam até Ele como as nuvens do fumo do incenso.

A Palavra do Domingo:Deus, em Jesus Cristo, manifesta-nos o seu amor e aponta-nos o caminho a percorrer para alcançar a felicidade eterna. Nessa caminhada temos de nos libertar da perspectiva materialista da vida que nos cega para as coisas de Deus. O Evangelho (Marcos 10, 46-52) propõe-nos o percurso que temos de fazer para descobrir e sentir o amor de Deus: ser persistentes na oração e na fé para nos libertarmos das trevas do pecado. Como o cego Bartimeu, somos convidados a acreditar em Jesus, a acolher a sua proposta de vida e a seguir o seu caminho. A 1ª leitura (Jeremias 31, 7-9) mostra-nos como Deus se preocupa com o seu povo e lhe promete, através do profeta, que o libertará e o conduzirá, com grande júbilo, à verdadeira felicidade. A 2ª leitura (Hebreus 5, 1-6) apresenta-nos Jesus – o sumo-sacerdote que o Pai chamou e enviou ao mundo a fim de o conduzir até Ele – como a materialização do amor de Deus pelos Homens. Jesus, porque é homem, conhece as dificuldades que os Homens sentem e compadece-se das suas fraquezas. Deus Pai enaltece a Jesus Cristo, seu filho, por esta manifestação perfeita do seu amor pelos Homens.

Reflectindo:
A cura do cego Bartimeu, para além de nos testemunhar o poder salvífico de Jesus Cristo – a salvação não é só para os males do espírito, mas também para os do corpo –, manifesta-nos a importância da fé e da persistência na oração.
O cego foi atendido não só porque tinha fé, mas também, porque soube ser persistente no pedido da sua cura, apesar de haver vozes contrárias que o mandavam calar. Muitas vezes, na nossa vida desanimamos nas petições de graças que fazemos a Deus. Dizemos: ‘não vale a pena rezar e pedir mais porque Deus não me ouve’, e desistimos da oração.
Como é que são a nossa fé e a nossa oração? São perseverantes como as do cego da saída de Jericó?

Vida Paroquial

Eucaristias: Intenções / Horários

Terça-feira, 27 de Outubro, 19h30m:
 Joaquim José Marques Silva Abreu e Avós m/c Pais
 Balbina da Silva Rocha e Filho Miguel m/c Neta
 Manuel Soares m/c Esposa
 António da Costa Marques m/c Confraria do Santíssimo
 Maria da Conceição Castro e Família m/c Marido
 Arnaldo Fernandes Rodrigues m/c Esposa
 Intenções de Aurora Oliveira (5)
Quinta-feira, 29 de Outubro, 19h30m:
* Acção de Garças ao Menino Jesus de Praga e a S. Rita m/c Irene
 António Miranda da Silva m/c Família
 João Martins Silva e Filho Manuel m/c Filha Rosa
 Angelina Rodrigues, Marido e Filho m/c Filha
 António Gonçalves, Pais e Sogros m/c Esposa
 Joaquina Gomes Ferreira m/c Confraria do Santíssimo
 José Augusto Marques Ribeiro m/c Pais
Sexta-feira, 30 de Outubro, 19h30m:
* Acção de Graças a São Bento e São Judas Tadeu m/c Irene
 Branca de Oliveira (Aniv.) m/c Filha
 António da Costa Marques m/c Confraria do Santíssimo
 Manuel Marques m/c Esposa
 Félix Salgado e Esposa m/c Filho António
 Almas do Purgatório m/c Alminhas da Frente da Igreja
Sábado, 31 de Outubro, 19h00:
 Acção de Garças pelos 92 anos de Manuel Ribeiro
 Beatriz Fernandes Marques m/c Família
 Benjamim Gomes Ferreira m/c Esposa
 José de Oliveira m/c Família
 Manuel da Silva (Aniv.) m/c Ludovina
 Joaquina de La Salete Fernandes Silva m/c Esposa
 Domingos Martins Marques, Pais e Família m/c Esposa
 Maria Emília Oliveira e Marido m/c Família
 Avelino Ribeiro e Mãe m/c Irmão
Domingo, 1 de Novembro, 8h00:
* Acção de Garças a Todos os Santos
11h00: * Acção de Garças a Todos os Santos

Não esquecer:
* Outubro Missionário: Terça-feira, dia 27 de Outubro, às 21h00, no salão paroquial, há oração missionária.
* Encontro com os Crismandos: Sábado, 31 de Outubro, às 20h30m, no salão paroquial, há um encontro para todos os jovens que concluíram o 10º Ano de Catequese, com aproveitamento, no ano de 2008 e 2009 e que irão receber o Crisma no dia 21 de Novembro, às 15h00, em São João de Ponte. A lista dos referidos crismandos encontra-se afixada no salão paroquial.
* Funcionamento do Bar: O bar para as obras da igreja estará a funcionar durante o dia 1 de Novembro, Dia de Todos os santos.
* Bíblia Peregrina: Domingo, dia 1, na eucaristia das 11h00, a Bíblia será entregue à família de Agostinho Marques Silva e Joana Oliveira de Freitas da Avenida Domingos de Freitas, 317.
* Visita ao Cemitério: Dia 1 de Novembro, Domingo, às 14h30m, haverá, na igreja paroquial, o Ofício de Defuntos seguido da visita ao cemitério. Relembra-se o dever de todos participarem no Ofício, na igreja.
* Peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro: Nos próximos dias 30 e 31 de Outubro e 1 e 2 de Novembro realiza-se o peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro. No ano passado, no concelho de Guimarães, foram recolhidos 57 538,22 € dos quais 22 099,65 € foram para o serviço de oncologia do Hospital de Guimarães. Sê solidário e ajuda na luta contra esta doença que é causa de inúmeras mortes.
* Sandinenses Halloween Party: Sexta-feira, 30 de Outubro, às 22h00, no salão paroquial, realiza-se uma Festa de Halloween (Noite das Bruxas).
* Horário de Atendimento: Quarta-feira, dia 28 de Outubro, das 9h00 às 12h30m e das 14h00 às 18h30m.


Leitores: Sábado, 31 de Outubro:
Ana Maria Costa e Silva * João Salgado Marques
Maria de Lourdes Oliveira e Silva
Domingo, 1 de Novembro, 8h00:
José Ribeiro * Maria José Gonçalves Ferreira
Maria Fernanda Gomes de Oliveira
11h00: Fernando Crespo Oliveira * Maria Manuela Vieira
Orlando César Gomes Costa
Acólitos: Sábado, 31 de Outubro:
Carlos Alberto Oliveira Silva * António Rocha Ribeiro
Domingo, 1 de Novembro, 8h00:
Pedro Daniel Ribeiro Silva * Bruno Daniel Castro Ribeiro
11h00: Paulo Jorge Carvalho Lima
Ana Catarina Carvalho Silva

Rezar com a Bíblia:(26 a 31 de Outubro)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Oração: Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
PROPOSTAS DE LEITURA:
26 de Outubro
Romanos 8, 12-17 e Lucas 13, 10-17
27 de Outubro
Romanos 8, 18-25 e Lucas 13, 18-21
28 de Outubro
Efésios 2, 19-22 e Lucas 6, 12-19
29 de Outubro
Romanos 8, 31-39 e Lucas 13, 31-35
30 de Outubro
Romanos 9, 1-5 e Lucas 14, 1-6
31 de Outubro
Romanos 11, 1-29 e Lucas 14, 7-11
Pai-Nosso
Oração Final: Senhor Jesus, Palavra do Pai, fazei que, com a força do Divino Espírito Santo, eu entenda, interiorize e viva o que acabo de escutar. Ámen.
Leitores: Sábado, 31 de Outubro:

Sem comentários:

Enviar um comentário